Escolha uma Página

Liberdade de escolha, a 4ª liberdade

por | mar 27, 2019 | Empreendedorismo

Mesmo sem saber você busca a liberdade de escolha, ela está o tempo todo na sua mente te perturbando e chamando você para alguma ação que você não sabe identificar ao certo e acaba associando isso com a ansiedade.

Se você ficar alguns minutos pensando em tudo que você mais deseja para a sua vida, com toda certeza esse desejo estará associado com a liberdade de escolha.

Escolha para definir o seu horário de sair de casa para ir ao trabalho, escolha para decidir sair ou não de casa, liberdade de escolha para escolher trabalhar em casa ou até mesmo liberdade de escolha para decidir não trabalhar e passar um dia de semana agradável com seus filhos ou fazer algo que te traga prazer, isso é liberdade de escolha.

Trabalhando em empresas como CLT eu sempre acordei cedo e segui uma rotina de trabalho e com o passar do tempo eu descobri que a rotina não me deixava tão satisfeito assim, ou melhor, a rotina me deixava mal.

Foi por esse motivo que passei a me envolver com projetos da empresa, mesmo de outros departamentos com objetivo de aprender alguma coisa nova e até mesmo buscar alguma oportunidade de algo melhor e não rotineiro. Sem deixar minhas atividades principais de lado, claro.

Mesmo sem conhecer de fato a liberdade de escolha na época, eu não abria mão de fazer algo que me trouxesse satisfação, mesmo que momentânea, pois você há de concordar comigo que é quase impossível se manter motivado e contente 100% do tempo, não é mesmo?

Afinal eu e você somos seres humanos cheios de defeitos e um deles é a falta de motivação em alguns momentos. Super normal!

 

A consciência sobre as 4 liberdades

Quando comecei a me envolver mais profundamente com as questões do marketing digital e perceber todos os benefícios desse “novo mundo” eu descobri lendo alguns livros que muito se falava sobre 3 liberdades:

Liberdade de tempo: liberdade de tempo tem a ver com não se preocupar com a segunda-feira, assistir ao fantástico e quando toca aquela bendita música você não começa a esquentar a cabeça, tremer, não quer ir dormir para o tempo não passar tão rápido e por aí vai. Afinal, conheço poucas pessoas que gostam da segunda-feira. Tendo liberdade de tempo, você faz o seu tempo, você decide como planejar o seus dias e isso é algo fantástico. Posso garantir!

Liberdade de local: se você tem um local fixo para trabalhar e precisa estar lá 5 dias da semana por mais de 8 horas por dia, posso garantir que você não tem liberdade de local de trabalho. A liberdade de local é a liberdade que permite que você invista o seu tempo no local que mais te agrada. Mas não caia nessa história de trabalhar na praia, na piscina e coisas desse tipo, pois essas fotos que você vê por aí são apenas fotos. Não que de vez em quando isso não seja possível, veja bem, de vez em quando.

Liberdade financeira: você vive para trabalhar ou trabalha para viver? Eu sempre questionei a forma como vivemos, essa correria sem fim, sem tempo para nada, sem conseguir parar para olharmos para nós e fazermos aquilo que nos faz bem. Penso que estamos nesse plano para construir histórias, compartilhar experiências e viver. Será que realmente precisamos de todo o dinheiro que geramos? Eu acho que sim, na minha visão quanto mais melhor, mas quanto suor tem sido derramado e vidas deixadas de lado por conta disso? Acordar sem ter a preocupação de como vou pagar os boletos é com certeza uma sensação fantástica, mas até chegar lá existe um longo caminho e este começa por se questionar se tudo deve orbitar em torno da palavra “Ter” ou da palavra “Ser”. Eu optei pela palavra Ser.

Essas são as 3 liberdades que algumas pessoas conhecem, e se não conhece passou a entender que elas existem. Isso é bom!

Uma dica para você:deixe elas anotadas em um bloco de notas ou algum local onde você tenha acesso visual a elas, pois coisas vão passar a acontecer na sua “mente”.

Essa foto representa bem a minha liberdade de escolha, pois quantas vezes você nos últimos anos conseguiu ter seus filhos trabalhando (lê-se divertindo) como você?

 

O que eu tenho feito para alcançar a Liberdade de escolha

Estudar! Simples assim, o conhecimento transforma as pessoas e a vida das pessoas ao seu redor, é isso.

Liberdade de escolha: essa liberdade tem a ver com as outras 3, mas eu costumo dizer que a liberdade de escolha é a melhor de todas. Liberdade de escolha é aquela que eu persigo todos os dias, que é a sensação de “acordar toda segunda-feira e pensar o que eu vou fazer.” Ainda não cheguei nesse ponto, mas esse é o meu objetivo.

Lembro dias atrás eu estava como minha esposa no carro e durante nosso papo, vale dizer aqui que as melhores conversas que tenho com minha esposa são quando estamos no carro indo para alguma reunião, evento ou viajando.

Mas voltando para o papo que eu estava tendo minha esposa, eu lembrei de um comentário dela: “Nossa De, é muito perceptível a sua evolução na escrita, na fala e o quanto você tem compartilhado conhecimento com o nosso time lá na empresa.”

Sem dúvida alguma, esse é um reconhecimento que me fez confirmar que estou no caminho certo e eu não fiz nada de outro mundo para conseguir um tempo para os meus estudos.

Como eu sempre fui da turma do acordar cedo, alí pelas 5h da manhã, então apenas usei essa característica que já era minha e passei a investir 2h do meu dia, logo pela manhã, lendo e fazendo cursos de EAD, só isso.

Tudo bem que você vai pensar que “acordar às 5h da manhã” sem chance. Mas você pode ir dormir 2h mais tarde, se for o caso.

Esse é o ponto, para que seja possível alcançar a sua liberdade de escolha, você precisa estudar, aprender algo novo, se especializar ainda mais no que você já faz. Esse é o único caminho para se tornar um profissional que vai usar mais o cérebro do que os braços, esse é o segredo que me fez mudar para melhor minha qualidade de vida e despertar para coisas que anos atrás eu nunca imaginaria, como por exemplo trabalhar de bermuda.

Desejo de coração que esse artigo aqui te faça questionar alguns modelos de vida que você tem visto por aí e que você possa construir nos próximos anos um dia-a-dia mais leve e divertido.

Se esse artigo aqui te ajudou de alguma forma, deixe aqui nos comentários o que você tem feito para alcançar a vida que você deseja e se quiser, compartilhe esse artigo nas suas redes sociais.

Um grande abraço e até breve! 🙂

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10.000 horas são necessárias para você se colocar como especialista em algo, então eu posso dizer que sou especialista em trabalhar como
CLT e como Empreendedor?
Acho que sim e faz todo sentido.

Agora tenho buscado minhas 10.000 horas para me tornar um marido, pai, pessoa diferente da grande maioria e viver uma vida melhor e mais livre! Espero que esse seja seu objetivo também em estar por aqui. 🙂