Escolha uma Página

Pessoas perfeccionistas são ótimas

por | mar 27, 2019 | Empreendedorismo

Qual a relação entre as frases “pessoas perfeccionistas são ótimas” e “se a vida te deu um limão, faça uma torta”?

Sim, você pensou em fazer uma limonada, certo? Não precisa dizer que não, porque eu sei que foi. (rs)

Brincadeiras a parte, qual o nível das suas entregas? Isso mesmo, qual o seu nível das entregas que você tem feito para sua família, seu trabalho, sua faculdade, no futebol com os amigos seja lá onde você esteja fazendo alguma entrega nesse exato momento.

Suas entregas estão dentro da média ou abaixo dela? Ou você está indo além do que foi pedido ou o que é esperado?

Entregar uma “torta”, nesse caso uma torta de limão, tem a ver com o nível de comprometimento que você tem tido com tudo que você se envolve. É sério!

Se você não está se empenhando o tanto que te faça feliz é sinal de que você está fazendo apenas por obrigação, não está colocando valor e sentido, logo está se frustrando.

Faz sentido? Se fizer sentido para você continue lendo esse artigo que você vai entender melhor.

Eu sou perfeccionista, sim, então, por favor se você encontrar algum erro de digitação, erro de concordância ou alguma coisa que não corresponda à verdade, escreva ali nos comentários e se fizer sentido para mim eu vou corrigir na hora. Combinado?

Até eu descobrir que o perfeccionismo tinha muita relação com a minha ansiedade eu demorei pelo menos uns 30 anos, é 30 anos.

Por eu ter tido sempre essa necessidade de entregar tudo perfeito nos mínimos detalhes eu passei a criar um monstro na minha cabeça que por diversas vezes me tirou o sono, o apetite e até a vontade de me divertir.

A minha autocobrança estava me tirando a tranquilidade mesmo sem eu perceber. Eu sabia que desejava entregar aquele trabalho da melhor forma, me preocupava com os mínimos detalhes e tentava imaginar situações que poderiam ocorrer e que eu pudesse prever e já pensar em uma alternativa para resolver.

Isso sempre me consumia de uma forma que começou a se tornar tão complexo que chegou o momento de pedir ajuda. Foi então que comecei conversar com minha esposa sobre isso e ela sempre me dizia: “procure levar a vida mais leve”.

 

Levar a vida mais leve? É possível mesmo?

 

Procure levar a vida leve? Como assim se todo dia eu precisava seguir uma rotina de acordar muito cedo, tomar banho, me arrumar, pegar a chave do carro, abrir o portão do meu prédio e pegar ao menos 2h de trânsito todos os dias para ir e para voltar para casa?

Uma rotina até certa forma muito triste e desgastante que chegava ao seu máximo no momento em que você recebia cobranças por coisa que já estavam perfeitamente ótimas, mas que por uma questão de puro ego (azul não, azul claro) precisava ser refeita em parte ou por completo.

Eu sempre fui do time do “mão na massa” e aprendi uma coisa importante quando eu montava os eventos da empresa o qual trabalhava: “os defeitos só a gente conhece”.

Digo isso pois quando você descobre que a organização e o perfeccionismo trazem tranquilidade até certo ponto, você passa a ter a certeza que tudo está perfeito e tudo sairá como o planejado. Simples assim.

Mas parar para planejar não é uma característica do brasileiro, definitivamente.

O planejamento, apesar da palavra tão “imponente” é na realidade um pedaço de papel e uma caneta na sua forma mais simples. Sim, um papel e uma caneta já resolveriam boa parte do trabalho que pode ser que você tenha se não se preocupar com a boa execução de qualquer atividade ou projeto que esteja envolvido(a).

Você vai perceber que logo vão dizer que você é super organizado(a), super ágil nas entregas e vão te chamar de perfeccionista, posso apostar com você.

A qualidade das suas entregas é o que te diferencia dos demais!

 

O planejamento como a chave para o sucesso

Sabe quando eu descobri que dava para superar a ansiedade e aquela sensação de “acho que estou esquecendo de alguma coisa”? Essa sensação é terrível, mas eu resolvi ela no momento que descobri que uma lista de tarefas sempre a mão já resolveria o problema.

Isso foi mágico! Comecei com um bloquinho de papel na minha mesa, passei para o bloco de notas do celular e por último, passei a usar o app Evernote.

Minha vida mudou, pois passei a sentir uma tranquilidade e mesmo durante o banho quando algo do tipo vem a cabeça “putz, não posso esquecer de fazer tal coisa”, na mesma hora eu lembro “beleza, está lá na lista” e a sua mente vai para outro lado muito tranquila. É mágico realmente.

Hoje em dia o que mais penso é quando vou conseguir uma dessa assistentes virtuais tipo: Alexa, Siri (quando estiver 100%) ou a Cortana. Imagine a situação onde você está tomando banho e lembra de alguma coisa que não está na sua lista de tarefas e simplesmente fala: “Assistente virtual X, coloque na minha lista de tarefas – comprar cerveja.” Será mágico!

Ps. eu sei que já é possível, mas me falta vergonha na cara para pesquisar,  comprar uma e configurar.

Não tenho certeza se você planeja os seus dias, mas minha esposa Alessandra sempre usou, e usa, uma agenda de papel. Acredito que por trás disso tem um lance com o fato dela ser jornalista e gostar muito de papel e caneta, enfim.

Eu passei a observar que ela sempre planejou o dia dela anotando tudo que era necessário ser feito no dia e seguia aquilo à risca. Tudo que ficava do dia anterior ela passava para o outro dia e seguia essa lista.

Sempre funcionou muito bem pra ela e eu passei a testar isso, mas com o papel não deu certo, por isso fui para o Evernote. Hoje eu escrevo tudo por lá, seja coisa pessoais, seja coisas do trabalho.

Quando passei a planejar as minhas atividades do dia, primeiro que eu não perdi mais tempo tentando lembrar o que preciso fazer e depois eu passei a sentir aquela sensação gostosa de dever cumprido.

Como é bom chegar ao final do dia e dar uma olhada na lista toda “ticada” ou com todas as tarefas do dia riscadas, você sente que seu dia valeu a pena e você foi produtivo mais uma vez.

Mas veja bem, essa organização não serve apenas para listar tarefas para executar no dia, ela vale também para objetivos e tarefas que você tem para realizar durante o ano ou nos próximos anos.

Você que deve ter ouvido aquela frase: “para quem não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.”

Eu passei a acreditar que pessoas perfeccionistas são ótimas pelo fato de que é muito melhor ter alguém perfeccionista ao seu lado do que alguém com entregas na média ou abaixo dele, pois parte do trabalho deverá ser feito por você pelo fato de sentir que tem alguma coisa faltando na entrega.

E você? Tem alguma dica de como organizar melhor o seu dia ou a sua vida? Gostaria bastante de saber como você busca se tornar produtivo(a) e o que isso te traz de satisfação.

É isso meu amigo ou amiga, grande abraço!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10.000 horas são necessárias para você se colocar como especialista em algo, então eu posso dizer que sou especialista em trabalhar como
CLT e como Empreendedor?
Acho que sim e faz todo sentido.

Agora tenho buscado minhas 10.000 horas para me tornar um marido, pai, pessoa diferente da grande maioria e viver uma vida melhor e mais livre! Espero que esse seja seu objetivo também em estar por aqui. 🙂