Escolha uma Página

Qual o perfil de um empreendedor de sucesso?

por | mar 27, 2019 | Empreendedorismo

Se eu perguntar a você qual o perfil de um empreendedor de sucesso, que resposta você me daria?

O sucesso é algo tão relativo, não é verdade? Cada um define uma pessoa bem-sucedida à sua maneira, principalmente porque, muitas vezes, este perfil está relacionado a uma série de percepções.

Para uns, ter uma boa casa, um carro do ano, passaporte com vários carimbos e filhos matriculados nas melhores escolas dá a entender que determinada pessoa tem sucesso.

Para outros, uma pessoa que consegue trabalhar e chegar em casa em um horário decente, jantar com a família todos os dias e aos fins de semana sempre tem tempo para curtir sua vida social é alguém de sucesso.

Percebeu como são percepções diferentes? O sucesso pode ter relação com status ou com qualidade de vida. Tudo depende da forma como enxergamos o mundo à nossa volta.

No meu caso, sucesso é conseguir todos os dias pegar meus filhos na escola com a minha esposa, chegar em casa e preparar o jantar, fazer duas ou mais viagens bacanas por ano, sendo ao menos uma internacional, tomar café na padaria no final de semana e por aí vai.

Consegue definir de forma clara o que é sucesso pra você? Já parou para pensar nisso? O que está faltando para você alcançar o sucesso?

 

Quais os hábitos de quem tem sucesso?

Olha, eu já fui funcionário durante muitos anos e hoje eu tenho meu próprio negócio.

E depois de enfrentar congestionamentos gigantescos e chegar em casa acabado, dormir mal por conta do cansaço e ter que acordar no dia seguinte para enfrentar tudo isso de novo, eu decidi que era hora de mudar de vida.

Decidi buscar um caminho para ter meu próprio negócio e ver se era possível unir as coisas que mais gosto: tempo, dinheiro e família.

Hoje, para mim, sabe qual é o perfil de um empreendedor de sucesso? Aquele que trabalha duro, mas que ainda consegue ter um ótima qualidade de vida.

Primeiro dia no novo escritório da Trade Force

Essa foto se refere ao primeiro dia em nossa nova sede da Trade Force

Eu luto para equilibrar essa balança o tempo todo e vou compartilhar com você alguns pontos que considero importante para quem, como eu, acorda todos os dias e se dispõe a trabalhar para viver e não viver para trabalhar.

O que eu sugiro para você buscar o caminho para o sucesso é o seguinte:

  • Planeje: ninguém abre um negócio sem analisar muito bem o mercado, seu capital de giro, suas chances de sucesso e os demais riscos que envolvem sua futura empresa, caso esse seja o seu objetivo. Nesse processo entra o estudo de nichos e a estratégia do oceano azul.
  • Organize-se: Não consigo ver alguém com sucesso que não tenha o mínimo de organização no dia e na vida. Tenha alguma forma de controlar as atividade da semana, veja bem, da semana! Não me referi as atividades do dia e nem do período do dia (manhã, tarde e noite), não é complicado fazer isso.
  • Faça contatos: ninguém chega ao topo sozinho. O jogador de futebol ganha milhões, mas para fazer o gol precisou dos colegas em campo. Por isso, penso que é importante conhecer pessoas que possam compartilhar conhecimentos, boas ideias e lhe dar o suporte necessário para ajudar você a definir por si só qual o perfil de um empreendedor de sucesso.
  • Estude: o conhecimento é algo que ninguém tira de você. Quanto mais você sabe, tanto sobre o seu segmento quanto sobre o mundo em geral, mais seguro você se sentirá na hora de tomar as decisões certas para tornar seu negócio bem-sucedido.
  • Não ignore métricas: números e planilhas são informações essenciais para quem quer ir longe. São eles que dizem se você está no caminho certo e dá insights do que deve ser mudado antes que o erro ganhe proporções maiores ou até mesmo irreversíveis.
  • Seja humilde: ser bem sucedido não faz de você o dono(a) do mundo e nem o sabe-tudo. A quantidade de pessoas que podem oferecer algum tipo de conhecimento para você é infinito. Nunca subestime quem se aproxima de você direta ou indiretamente. Diferentes visões de mundo podem abrir sua mente.
  • Aprimore suas habilidades: foque no que você sabe fazer de melhor e abra espaço para desenvolver novos talentos. Para ser um empreendedor de sucesso é preciso ter uma visão 360 graus do negócio e essa capacidade vai exigir o aprofundamento de algumas habilidades que você já possui e o nascimento de outras.
  • Saiba delegar quando necessário: um empresário de sucesso, por exemplo, precisa ter foco para fazer o negócio andar. E para isso, será necessário contar com outras pessoas, de forma que elas exerçam algumas funções secundárias enquanto você pensar no core business.

Confraternização do Time Leelah 2018

Comemorando nosso ano incrível de 2018, onde crescemos 8x no ano.

 

Além de tudo isso ainda existe a pessoa por trás do negócio: você, sendo assim:

  • Descanse: uma mente cansada não toma decisões certas. Procure dormir o suficiente para que você acorde bem disposto e com a cabeça fria.

     

  • Alimente-se direito: pular refeições vai deixar você sem energia. Não precisa eliminar da sua vida os fast foods e outras guloseimas, mas inclua no cardápio alimentos mais naturais e saudáveis. Essa prática vai aumentar sua saúde e sua disposição.

     

  • Faça exercícios (essa eu falho): no fim do dia ou logo cedo não dá para fazer uma academia? Então organize sua agenda para fazer uma caminhada ou corrida aos fins de semana. Seja um atleta de fim de semana, mas não se entregue ao sedentarismo. Ele faz um mal danado para a sua saúde.

     

  • Tenha um hobby: o que você gosta de fazer que não está relacionado ao trabalho? Tocar violão, cozinhar (esse é pra mim), ir ao cinema, ouvir uma boa música tomando vinho… Faça uma lista de coisas que você gosta e inclua alguns deles na semana. Você vai se sentir mais relaxado(a).

     

  • Dê atenção à família e amigos: a vida social faz muito bem para qualquer ser humano. Saia para dar risada com os amigos, jante em família, faça uma viagem bate e volta, ajude seu filho nos deveres da escola. Você precisa do apoio e carinho das pessoas que amam para seguir em frente.
  • Seja grato: olhe para tudo o que você tem e seja grato. Muitas pessoas não têm casa para morar, uma cama quente para dormir, um copo de água filtrada para tomar no meio da noite. Valorizar o que tem é importante para perceber o quanto a vida tem sido gentil com você e o quanto seus esforços do passado lhe deram o que você tem hoje.

 

O sucesso é para qualquer um?

Eu penso que sim. Renato Russo dizia que o sol nasce para todos. E é isso mesmo!

Alguns encontram caminhos mais fáceis, outros penam um pouco mais. Outros desistem no meio do caminho e outros nem tentam.

Em que patamar você quer estar?

Um dia decidi que que queria ter uma vida diferente, então busquei pelo conhecimento para me ajudar nessa descoberta e encontrei.

Agora é com você? Qual é o perfil de empreendedor ou pessoa de sucesso que você quer ser daqui 3 anos?

Trace metas para sua vida e descubra que quando existe um caminho as coisas acontecem e você deixa a vida melhor, mais leve e mais feliz.

Deixe seu ponto de vista nos comentários! E se quiser, pode compartilhar este artigo com pessoas que você gosta ou nas suas redes sociais!

Até o próximo artigo!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10.000 horas são necessárias para você se colocar como especialista em algo, então eu posso dizer que sou especialista em trabalhar como
CLT e como Empreendedor?
Acho que sim e faz todo sentido.

Agora tenho buscado minhas 10.000 horas para me tornar um marido, pai, pessoa diferente da grande maioria e viver uma vida melhor e mais livre! Espero que esse seja seu objetivo também em estar por aqui. 🙂

Email
Facebook
Facebook
LinkedIn
Instagram